É um projeto que visa sensibilizar a população portuguesa para a importância das pequenas refeições numa alimentação saudável, através da implementação de iniciativas e divulgação de informação. Para isso, apresenta várias dicas e regras para um estilo de vida saudável, incluindo hipóteses de refeições saudáveis com iogurte, um alimento nutricionalmente relevante e ao alcance de todos, o que representa um contributo para combater o excesso de peso e a obesidade.
Promover o iogurte para integrar um lanche saudável
Contribuir para a luta contra o excesso de peso e a obesidade
Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e um estilo de vida activo
2,8 milhões de adultos morrem a cada ano, como resultado da sua condição de excesso de peso.
A obesidade é uma doença cada vez mais prevalecente, sendo também por isso uma prioridade enquanto problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é o quinto principal fator de risco para a mortalidade global a nível mundial. Já em Portugal e de acordo com dados da OMS de 2008, 59% da população adulta com mais de 20 anos tem excesso de peso e 24% é obesa 1,2.
Actualmente, verifica-se uma preocupação crescente com escolhas alimentares saudáveis e equilibradas, quer em termos nutricionais, quer económicos.
À semelhança de outros países, Portugal encontra-se a viver o flagelo da pré-obesidade e obesidade, tanto em públicos mais jovens como em adultos.
A atual crise económica é responsável por várias mudanças no estilo de vida dos portugueses, de entre as quais se destacam as alterações dos hábitos alimentares.
Utiliza lancheiras, hoje em dia, para levar para o trabalho as suas refeições, tanto principais como intercalares?
A opção por merendas da manhã e da tarde nutricionalmente equilibradas é tão importante como as escolhas feitas nas refeições principais, contribuindo para a promoção de uma alimentação saudável ao longo do dia.
Uma vez que, o iogurte possui baixa densidade energética e elevado conteúdo nutricional corresponde a um alimento apropriado para ser incluído numa refeição intercalar, em qualquer fase do ciclo de vida, excepto nos primeiros meses de vida. O iogurte apresenta-se ainda como um produto cómodo e conveniente, colmatando a crescente necessidade da população em produtos alimentares prontos para consumo, práticos e de fácil transporte.